quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeCampo GrandeNo dia do trabalhador rural, prefeitura destaca atendimento a mais de 600...

No dia do trabalhador rural, prefeitura destaca atendimento a mais de 600 famílias de produtores

A Prefeitura de Campo Grande realiza o atendimento a mais de 600 famílias de produtores rurais com apoio técnico, patrulha mecanizada, tratoristas, cursos, capacitações e na comercialização da produção. Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia do Trabalhador Rural, data instituída em 1963, com a morte de um parlamentar que era engajado na luta pelos direitos desta categoria e questões sociais.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), em janeiro deste ano, por meio da Gerência de Fomento a Ater e Organização da Produção Primária, foram realizados 2500 atendimentos técnicos in loco solo, manejo, fruticultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura em propriedades localizadas em Campo Grande e Anhanduí e 11 cursos de capacitações em parceria com o Senar.

Segundo o secretário da pasta, Adelaido Vila, a Secretaria busca fomentar a produção dos pequenos e médios produtores rurais, levando serviços e atendimentos até eles. “95% da área total de Campo Grande é rural e buscamos estar presentes na vida desses pequenos e médios produtores levando até eles serviços essenciais como, por exemplo, a patrulha mecanizada. Ao todo, são 15 patrulhas para atendê-los. Além disso, outro ponto importante a destacar é o Circuito Verde que são pontos de vendas que disponibilizamos para esses produtores comercializarem sua produção”, destaca o secretário.

Para Sirlei de Oliveira, produtora rural do assentamento Sucuri, graças ao apoio da Prefeitura a família sobrevive do pequeno negócio.

“Toda quarta-feira expomos nossa produção no ponto disponibilizado pelo Circuito Verde e o movimento é muito bom. Comercializamos em escolas também e para nossa clientela. Sem o apoio da Sidagro seria mais difícil para produzir, já que temos o apoio técnico da equipe da Secretaria e a patrulha mecanizada é fundamental para desenvolver nosso trabalho. Dessa forma, mesmo sendo pequenos produtores, conseguimos fazer da nossa atividade nossa principal fonte de renda”, ressalta Sirlei.

Circuito Verde

O gerente de Valorização de Agronegócio da Sidagro, Jacson Baruque, explica qual o principal objetivo do Circuito. “Queremos propiciar ao agricultor pontos de comercialização, qualificá-lo para compreender as exigências do mercado e trazer ao  cidadão campo-grandense a oportunidade de consumir um alimento com produção local”, frisa Jacson.

Os dois pontos do Circuito Verde estão localizados na Igreja Perpétuo Socorro toda quarta-feira, das 6h às 12h, e na Central do Cidadão as sextas-feiras, das 7h às 12h.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments