quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeMato Grosso do SulCoxim realiza desfile para comemorar aniversário de 124 anos

Coxim realiza desfile para comemorar aniversário de 124 anos

Coxim possui atualmente uma população estimada de 33.547 habitantes, carrega o status de capital da região Norte do Estado, além de ser privilegiada por suas belezas naturais como os rios Coxim e o Taquari também possui um povo acolhedor.

O município sempre foi famoso pelo turismo como a pesca e contemplação da natureza, pessoas de todas as partes do mundo já visitaram Coxim e sempre elogiaram a cidade pela cultura através do pé de cedro e também pelos pratos típicos, como o empamonado de carne e os peixes nativos, o pintado e o pacu.

Nesta segunda-feira (11) o município completa 124 anos de emancipação, a Prefeitura Municipal de Coxim preparou uma extensa programação, com ações em prol da saúde, entrega de veículos, shows e atividades para comemorar a data junto com a população coxinense.

Logo pela manhã, as principais instituições e escolas da cidade participarão do tradicional desfile que acontecerá na Avenida Filinto Muller, no centro de Coxim.

O prefeito Edilson Magro convida a toda à população para prestigiar o evento e comemorar esta data que é muito importante para todos os que de alguma forma contribuem para o crescimento da querida Coxim.

História de Coxim – Em 1729, Domingos Gomes Biliago uniu-se a Antônio de Sousa Bastos, Manoel Caetano e os Padres Antônio de Morais e José Frias e, à margem esquerda do Rio Taquari, fun­daram o Arraial do Biliago, onde atualmente, na margem oposta (direita), se situa Coxim, cuja finalidade era o de socorrer as monções que iam de São Paulo até Cuiabá.

O arraial foi elevado à Freguesia em 1850, quando foi criado o Des­tacamento Militar do Piquiri, sendo Biliago incluído dentro dos seus limites.

Às margens de um rio navegável e com a estrada que ligava ao interior de Goiás, o arraial foi se desenvolvendo e em 1862, passou a ser chamado, Núcleo do Taquari com criação no lugar, de uma Colônia Militar, pelo Governador da Província, Herculano Ferreira Penna.

Em abril de 1865, o Núcleo é povoado por forças invasoras paraguaias, tendo seu comandante, Capitão Antônio Pedro, se retirado do povoado com 125 pessoas em direção ao norte do Estado. Em 8 de maio de 1866, a notícia da ocupação chegou à Cuiabá por Antônio Teodoro de Carvalho, morador na fazenda São Pe­dro, a oito léguas do Núcleo. Segundo um ofício do Capitão Antô­nio Pedro ao Presidente da Província, datado de 15 de maio de 1866, as forças invasoras que ocuparam o Núcleo compunham de 400 a 500 homens, com dois canhões que saquearam e incendiaram o povoado, abandonando-o depois de seis dias de ocupação.

Em 1872, o Núcleo foi elevado à categoria de Freguesia com a denominação de São José de Herculânia, em homenagem ao pre­sidente Herculano Ferreira Penna. Em 1892, a Assembléia Legislativa apresentou ao presi­dente do Estado, uma Lei mudando o nome de Herculânia para Coxim que, acabou sendo vetada pelo Dr. Manoel José Murti­nho.

O distrito foi criado em 6 de novembro de 1872 pela Lei n.° 1 e, finalmente em 11 de abril de 1898, pela resolução n.° 202, a localidade é elevada a categoria de vila e município, substituiu-lhe finalmente Herculânia por Coxim, restituindo em 1944, pelo Interventor Júlio Müller. Em 1913, Coxim foi elevada à categoria de Comarca, sendo presidido pelo Juiz Amâncio Ramos, conservando-se o nome e os mesmos limites.

De 1916 a 1926, houve um período de turbulências, crimes e desgraças, com um maníaco subindo ao Poder, causando estrago na Comarca. Houve até a extinção da Comarca que, posteriormente foi restabelecida.

Em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31, que criou o Estado de Mato Grosso do Sul, e Coxim passa a fazer parte do novo Estado. Com a criação dos municípios de Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes e Alcinópolis, Coxim perdeu parte do seu grande território.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments