quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeEducaçãoAção dá oportunidade para alunos se vacinarem durante período das aulas

Ação dá oportunidade para alunos se vacinarem durante período das aulas

Vacinação em escolas é oportunidade de imunização para suprir agenda corrida dos pais

Começa hoje (16) na escola Padre Thomaz Girardelli (Lageado) — e estende-se até a próxima segunda-feira (21) — a vacinação contra a covid-19 nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), ação que teve sua primeira edição entre os dias 1.º e 11 de fevereiro, em 13 escolas, e que nesse mês de março passa por outras quatro unidades.

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a vacinação nas escolas acontece sem intervalos, das 09h às 16h, com exceção do fim de semana. Confira abaixo o calendário para os próximos dias:

  • 17 de março

E. M. Professor Aldo de Queiroz (Vila Carvalho)

  • 18 de março

E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi (Jardim Noroeste)

  • 21 de março

E. M. Fauze Scaff Gattass Filho (Nova Campo Grande)


Como toda vacina tem suas reações, tal como dor no local, febre e sintomas de mal-estar, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) dispõe de equipe médica, com local reservado, para monitoramento das crianças que serão vacinadas na ação.

“Se houver [reação], sempre vai ter um médico para acompanhar, ver o que está acontecendo, porque tem as reações normais da vacina, que todo mundo tem”, explica a Dra. Amélia Leão Fernandes, residente em médica da família.

Amélia comenta que a presença de equipe médica serve para acompanhar os possíveis casos de reação mais grave, que até o momento não aconteceram, nem mesmo durante a primeira ação de vacinação nas escolas.

“A gente fica mesmo para verificar se tem alguma reação mais alérgica, aparecimento de placas ou algo que precise de uma intervenção médica mais imediata. Fora isso, passados esses 15 minutos, se a criança não apresentou nenhum sintoma, estará liberada para fazer as atividades delas normalmente”, comenta a Dra.

Ela ainda destaca que as ações são equipadas com medicações que podem ser ministradas de forma segura, caso registrado o aparecimento de reação alérgica mais grave.

“Antialérgicos orais e também venosos. Se chegar ao caso de uma criança precisar de uma medicação venosa, aí nós fazemos o encaminhamento para uma rede com mais estrutura, ou para um posto de saúde próximo ou unidade 24 horas”, pontua.

Nessa primeira unidade, a Semed apontou que a escola fez um levantamento das autorizações, para ter conhecimento de quais pais permitiam a vacinação de seus filhos. Com 2.500 alunos na Padre Thomaz Girardelli, 40% dos estudantes já tomaram a primeira dose e outros 20% não tiveram a permissão dos pais, que não querem vacinar seus filhos.

Mariana Gonçalves, de 13 anos, é estudante do oitavo ano e, apesar da vontade, ainda não pôde aproveitar a oportunidade da manhã para se vacinar.

“Eu não tomei a vacina ainda, mas queria tomar. Tenho que fazer o cadastro. Pretendo tomar a vacina hoje a tarde. Não tomei a vacina antes porque minha mãe não tinha tempo de me levar porque estava trabalhando”, disse.

Da mesma idade, Samuel Trindade, também estudante do oitavo ano foi um dos que experimentou hoje a primeira aplicação do imunizante. “Tomei a primeira dose hoje, é uma sensação boa, pensar que não vou morrer”.

José Mauro Filho, secretário municipal de Saúde, reforça que os pais aproveitem essa iniciativa para vacinar os filhos. “Hoje a cobertura deste público está pouco acima dos 43%, um número muito baixo se formos considerar que já temos dois meses de campanha e algumas crianças já estão recebendo até a segunda dose”, afirma ele.

Secretária municipal de Educação, Elza Fernandes também ressalta a importância da iniciativa. “A intenção é auxiliar as famílias para levarem seus filhos para serem imunizados contra a covid. Assim, as pessoas poderão ter ainda mais perto de suas residências um local de vacinação”, disse.

Com informações: Correio do Estado

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments