quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeBrasilONG doa carroça elétrica para catadores de recicláveis

ONG doa carroça elétrica para catadores de recicláveis

O percurso de 12 km que Fábio Gonçalves, de 63 anos, faz todos os dias para catar materiais recicláveis e revender em ferros-velhos é duro e cansativo. Mas poderia ser pior sem a ajuda da carroça elétrica, que permite que ele carregue mais peso e circule com mais facilidade pelas ruas de São Paulo, na comparação com uma carroça “convencional”.

 

 

Catando materiais pelas ruas de Guaianases, distrito da cidade de São Paulo, ele conta que ganhava R$ 50 por dia com sua carroça sem motor elétrico. “Agora tiro no mínimo R$ 100, com facilidade. Isso porque, com a minha carroça antiga, conseguia carregar no máximo 300 kg por viagem. Essa pode colocar até 500 kg, que levo sem problemas. Até consigo correr com a carroça”, explica Gonçalves.

 

Uma das principiais preocupações do projeto é a não emissão de gases poluentes — Foto: Vitor Jardim

Uma das principiais preocupações do projeto é a não emissão de gases poluentes — Foto: Vitor Jardim

 

A carroça elétrica faz parte do projeto “Carroças do Futuro”, iniciado em 2019 pela organização não governamental “Pimp My Carroça”. A ONG foi fundada em 2007 por Thiago Mundano com o objetivo de trazer reconhecimento e suporte para os profissionais de reciclagem.

 

 

A carroça elétrica ainda está na fase de protótipo. O único modelo disponível está sendo testado ao longo deste ano, nas mãos de cinco catadores (30 dias com cada um). O objetivo é, ao longo de 2022, entregar 40 desses veículos aos profissionais de reciclagem cadastrados no projeto.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments