quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeMato Grosso do SulIndígenas protestam contra março temporal

Indígenas protestam contra março temporal

Indígenas interditam rodovia durante manifestação contra marco temporal, projeto que dificulta mudanças no reconhecimento das demarcações das terras. A pauta está prevista para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (25).

 

Na região sul do Mato Grosso do Sul, até o início da manhã desta quarta-feira, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados protestos na BR-163- Km 302, em Douradina, com trânsito lento, no movimento “siga e pare”, interditado por 5 minutos e liberado também por 5 minutos. No local há aproximadamente 20 manifestantes.

 

Já na BR-163- Km 216, em Caarapó, com aproximadamente 30 manifestantes, os primeiros minutos do protesto foi de interdição total, mas após algumas negociações com a PRF os indígenas liberaram o fluxo a cada 10 minutos.

 

Os protestos, acontecem contra a tese do marco temporal, previsto na pauta de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de hoje, além de outros projetos relacionados a causa indígena.

 

O PL n° 490/2007, ou marco temporal, prevê mudanças no reconhecimento da demarcação das terras e do acesso a povos isolados. O texto em discussão, prevê a criação de um marco temporal para delimitar o que são terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas. Ou seja, os povos só teriam direito à posse das terras na quais já se encontravam antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.

 

*Informação por Dourados Informa

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments