quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeMato Grosso do SulMais de 21 mil litros de produto químico utilizado no refino de...

Mais de 21 mil litros de produto químico utilizado no refino de cocaína são apreendidos pela Polícia Federal

Corumbá 16 de Julho- Barris de acetato de etila – produto químico de venda controlada pela Polícia Federal por ser utilizado na produção de cocaína -, foram apreendidos pela PF de Corumbá na quinta-feira, 15 de julho, num estacionamento, no bairro Aeroporto.

Os agentes federais receberam denúncia anônima, foram até o local e encontraram barris de 200 litros cada, armazenados sobre paletes, prontos para serem carregados.

O dono do estacionamento e o irmão dele, que seria o proprietário da carga, foram levados para a Delegacia da Polícia Federal, onde foram ouvidos e liberados, mas podem responder pela prática de tráfico de drogas ou contrabando. Toda a mercadoria apreendida, mais de 21 mil litros, não tinha autorização específica para comercialização e exportação.

O produto químico foi transportado para o depósito da Receita Federal, no Posto Esdras, fronteira com a Bolívia, pela Marinha. Foram necessários uma empilhadeira e cinco caminhões para o transporte.

 

Produtos “dobram” rendimento da droga

A Polícia Federal informou que tem sido frequente a apreensão de produtos químicos controlados, que são utilizados no refino de cocaína, na fronteira Brasil/Bolívia.

Em 07 de junho passado, por exemplo, 5,2 mil litros de acetato de etila, sem nota fiscal, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no posto Guaicurus, em Miranda. A carga estava vindo para Corumbá e depois seria levada para o lado boliviano da fronteira.

De acordo com a PF, esses produtos químicos proporcionam produção mais sofisticada de cocaína e uso de menos folhas de coca na produção de uma mesma quantidade, chegando a dobrar o rendimento.

*Informação por Diário Corumbaense

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments