quinta-feira, outubro 24, 2024
spot_img
HomeSaúdeCoronaVac: Estudo feito no Chile mostra efetividade de 86% em casos de...

CoronaVac: Estudo feito no Chile mostra efetividade de 86% em casos de morte

Estudo publicado no New England Journal of Medicine mostra que CoronaVac é efetiva para prevenir 86% dos casos de morte por covid-19

Pesquisa foi feita com dados de 10,2 milhões de pessoas no Chile, onde a vacina da SinoVac é a mais utilizada

CoronaVac ainda msotra efetividade de 65,9% contra novos casos de covid-19

Um estudo feito no Chile mostrou que a CoronaVac tem efetividade de 65,9% para prevenção de casos de covid-19 e 86,3% contra mortes pela doença. A pesquisa analisou dados de mais de 10 milhões de pessoas e foi publicada na última quarta-feira (7) no New England Journal of Medicine.

O imunizante produzido pela farmacêutica chinesa SinoVac tem índices altos de eficácia para prevenir hospitalizações, internações em UTI e mortes:

  • 65,9% de efetividade contra casos de covid-19
  • 87,5% de efetividade contra hospitalizações
  • 90,3% de efetividade contra internações em UTI
  • 86,3% de efetividade para prevenir mortes em decorrência da covid-19

 

Os índices dizem respeito a pessoas que foram totalmente imunizadas, ou seja, receberam as duas doses da CoronaVac. O estudo analisou dados de 10,2 milhões de pessoas no Chile entre 2 de fevereiro e 1º de maio de 2021. O levantamento ainda mostra que os resultados são similares para pessoas com mais de 60 anos.

 

“Nossos resultados sugerem que a vacina de vírus inativado SARS-CoV-2 efetivamente previne a covid-19, incluindo casos graves e morte, uma descoberta que é consistente com os resultados da fase 2 de testes da vacina”, explicaram os pesquisadores.

 

Os dados analisados são de pessoas a partir de 16 anos, afiliadas ao sistema público de saúde chileno, o Fonasa (Fundo Nacional de Saúde). Foram incluídas no estudo pessoas vacinadas no período analisado e também aquelas que não receberam o imunizante.

 

Eficácia após uma dose

A eficácia da CoronaVac após uma dose da vacina, segundo o estudo, é de:

  • 15,5% para prevenção de casos
  • 37,4% para hospitalização
  • 44,7% para internação em UTI
  • 45,7% para mortes em decorrência da covid-19

 

Covid-19 no Chile

A CoronaVac é a vacina mais utilizada no Chile. Após um período de alta em junho, o país ultrapassou o índice de 72% de pessoas que completaram o esquema vacinal e, agora, os números de novos casos mostram queda acentuada.

 

Com isso, o país está próximo de alcançar os níveis apresentados no “Projeto S”, feito pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, interior de São Paulo. O estudo mostrou que, a partir do índice de 75% de pessoas vacinadas com as duas doses, a pandemia pode ser controlada.

Pela primeira vez no ano, na última terça-feira (6), o país registrou menos de 2 mil casos diários, com 1.885. Na quarta-feira (7), o índice foi similar, de 1.892. O Chile tem cerca de 17 mil casos ativos de covid-19. Atualmente, o país está vacinando todas as pessoas a partir de 16 anos.

Ao mesmo tempo, o Chile registrou os primeiros casos da variante Delta no país, o que preocupa autoridades da saúde.

Até o momento, o país registrou 1,5 milhão de casos de covid-19 e 33,3 mil mortes pela covid-19.

*Informação por Yahoo Notícias

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments