sexta-feira, outubro 17, 2025
spot_img
HomeMato Grosso do SulDiversificação agrícola faz o cultivo do amendoim crescer e consolida MS como...

Diversificação agrícola faz o cultivo do amendoim crescer e consolida MS como 2º maior produtor no país

atrair uma empresa para fazer o beneficiamento no Estado, e queremos que outras também venham. Fechamos o ano passado com mais de 20 mil hectares plantados e, conforme previsão da Conab, este ano ultrapassaremos 40 mil hectares. Temos área disponível para expandir ainda mais”, destacou o secretário-executivo da Semadesc

 

O amendoim também é visto como alternativa para a intensificação das áreas de pastagem. “É uma excelente opção para áreas arenosas, onde o risco de plantio de soja é maior. Esse evento está alinhado à estratégia do Governo de diversificar nossa cesta de produtos. As lavouras de amendoim estão crescendo rapidamente, graças ao apoio das instituições de pesquisa e dos órgãos de assistência técnica, permitindo um crescimento sustentável com adoção de tecnologia e redução de riscos”, pontuou Beretta.

O evento também contou com a presença do coordenador do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água), Fernando Nascimento, que ressaltou a importância da adoção de práticas sustentáveis na expansão da cultura do amendoim no Estado.

Alternativa para a safra de verão

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou o avanço da cultura da leguminosa no Estado. “O amendoim está se tornando uma alternativa significativa para a safra de verão em Mato Grosso do Sul. Temos áreas irrigadas e de sequeiro, e talvez sejamos o Estado com a maior taxa de crescimento da área plantada de amendoim do país”, ressaltou.

Ele lembrou que o Governo atraiu uma indústria de beneficiamento de amendoim, da Casul, que está sendo implantada em Bataguassu. “A Casul é uma cooperativa tradicional exportadora de amendoim e, com a chegada dela, criamos um encadeamento produtivo. Atualmente, indústrias de alimentos do Estado processam amendoim vindo de outros estados, mas queremos que a produção local atenda essa demanda”, avaliou.

Verruck ressaltou a importância de eventos como os Dias de Campo. “São fundamentais para apresentar tecnologias, rentabilidade e potencial produtivo. Mato Grosso do Sul se destaca na cultura do amendoim, que tem grande capacidade de integração com a reforma de canaviais, como ocorre em São Paulo. As áreas de reforma podem ser aproveitadas parcialmente para a produção de amendoim, ampliando as possibilidades para os produtores”, concluiu.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2024/2025, o cultivo de amendoim de 1ª safra em Mato Grosso do Sul apresenta crescimento expressivo em relação à safra anterior.

Em área colhida, a projeção é de 42,3 mil hectares, um aumento de 99,5% em relação aos 21,2 mil hectares registrados na safra 2023/2024; enquanto que na produção estimada, a expectativa é de 95,7 mil toneladas na safra 2024/2025, superando em 126,5% as 42,5 mil toneladas da safra anterior.

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments